QUESTÃO 48 87 65 69
Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.
Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
a) Clone
b) Híbrida
c) Mutante
d) Adaptada
e) Transgênica
RESPOSTA: E
EXPLICAÇÃO: A planta é transgênica porque recebe o gene de outra espécie, incorporando-o.
QUESTÃO 51 60 75 89
Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, ema vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares.O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de
a) multiplicação lenta
b) comunicação entre células
c) adesão a diferentes tecidos
d) diferenciação em células especializadas
e) reconhecimento de células semelhantes
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: O cordão umbilical possui as chamadas células-tronco, que possuem a capacidade de diferenciação, originando células especializadas.
QUESTÃO 57 50 86 74
No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.
Qual é o padrão de herança observado pera essa doença?
a) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos
b) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai para os filhos
c) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos
d) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença
e) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: O heredograma mostra que todas as filhas de homens afetados apresentam a doença.
QUESTÃO 58 51 87 75
Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.
O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém
a) cubo de batata em solução com pH = 9
b) pedaço de carne em solução com pH = 5
c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9
d) porção de macarrão em solução com pH = 5
e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9
RESPOSTA: B
EXPLICAÇÃO: A hipótese estará correta se digerir uma proteína (carne) em um meio ácido (pH=5) que está indicado na letra B
RESPOSTA: B
EXPLICAÇÃO: A hipótese estará correta se digerir uma proteína (carne) em um meio ácido (pH=5) que está indicado na letra B
QUESTÃO 64 69 69 73
Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a
a) capacidade de produzir moléculas de ATP
b) presença de parede celular semelhante à de procariontes
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma
d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano
e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: A presença de DNA circular e capacidade de autoduplicação evidencia a origem por endossimbiose das mitocôndrias e dos cloroplastos.
QUESTÃO 67 72 54 79
Em um hospital havia cinco lotes de bolsas de sangue, rotulados com os códigos I, II, III, IV e V. Cada lote continha apenas um tipo sanguíneo não identificado. Uma funcionária resolveu fazer a identificação utilizando dois tipos de soro, anti-A e anti-B. Os resultados obtidos estão descritos no quadro.
Quantos litros de sangue eram do grupo sanguíneo do tipo A?
a) 15
b) 25
c) 30
d) 33
e) 55
RESPOSTA: B
QUESTÃO 69 74 56 81
Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de pólen e açúcares. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.A forma do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?
a) consumidor primário, pois ataca diretamente uma espécie herbívora
b) consumidor secundário, pois se alimenta diretamente dos tecidos da lagarta.
c) organismo heterótrofo de primeira ordem, pois se alimenta de pólen na fase adulta
d) organismo heterótrofo de segunda ordem, pois apresenta maior nível energético na cadeia
e) decompositor, pois se alimenta de tecidos do interior do corpo da lagarta e a leva à morte
RESPOSTA: B
EXPLICAÇÃO: O parasitoide assume o papel de consumidor secundário, pois se alimenta dos tecidos do consumidor primário (lagarta) como mostra a cadeia alimentar:
EXEMPLO DE CADEIA ALIMENTAR
Parasitoide (consumidor secundário) -------- Lagarta (consumidor primário) -------- Planta (produtor)
QUESTÃO 73 78 57 60
Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
a) fixação de nitrogênio para o tomateiro
b) disponibilização de cálcio para o tomateiro
c) diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo
d) liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo
e) liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro
RESPOSTA: C
EXPLICAÇÃO: As bactérias competem com os fungos pelo ferro disponível na plantação, elas captam o ferro e a consequência é a diminuição da quantidade desse íon para os fungos que causam doenças ao tomateiro.
QUESTÃO 74 79 58 61
Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca e bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
RESPOSTA: B
EXPLICAÇÃO: A mais adequada é a de número II pelo fato de possuir grande profundidade de raízes que facilita a obtenção de água no lençol freático. A cera que recobre as folhas dificulta a perda de água (transpiração), adaptando-se às estações secas.
QUESTÃO 76 70 60 63
A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. A espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação.
O processo citado está representado na etapa
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
RESPOSTA: E
EXPLICAÇÃO: Desnitrificação é a transformação de nitratos e outras substâncias em N2, isso está representado na etapa V
QUESTÃO 80 62 77 52
A talidomida é um sedativo leve e foi muito utilizado no tratamento de náuseas, comuns no início da gravidez. Quando foi lançada, era considerada segura para o uso de grávidas, sendo administrada como uma mistura racêmica composta pelos seus dois enantiômeros (R e S). Entretanto, não se sabia, na época, que o enantiômero S leva à malformação congênita, afetando principalmente o desenvolvimento normal dos braços e pernas do bebê.Essa malformação congênita ocorre porque esses enentiômeros
a) reagem entre si
b) não podem ser separados
c) não estão presentes em partes iguais
d) interagem de maneira distinta com o organismo
e) são estruturas com diferentes grupos funcionais
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: Os enantiômeros podem ser separados e suas estruturas apresentam grupos funcionais iguais. Eles apresentam propriedades físicas iguais, exceto o desvio do plano de luz polarizada. Eles apresentam ação fisiológica diferente, ou seja, interagem de maneira distinta com o organismo.
QUESTÃO 81 63 78 53
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo "evolução" pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.
Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por
a) modificação de características
b) incremento no tamanho corporal
c) complexificação de seus sistemas
d) melhoria de processos e estruturas
e) especialização para uma determinada finalidade
RESPOSTA: A
EXPLICAÇÃO: Durante a evolução, os seres vivos passam por modificações de características (exemplo: adaptações aos ambientes). Essas mudanças são causadas pela recombinação genética e por mutações.
QUESTÃO 84 56 71 47
Na década de 1940, na Região do Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
a) vitaminas A e E
b) frutose e sacarose
c) aminoácidos naturais
d) aminoácidos essenciais
e) ácidos graxos saturados
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: Aminoácidos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo corpo humano, tendo que ser consumidos na alimentação.
QUESTÃO 86 58 73 49
O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado - apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o
a) etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias
b) gás natural, formado pela ação de fungos decompositores de matéria orgânica
c) óleo de xisto, obtido pela decomposição de matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias
d) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica
e) gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: O gás metano (excelente combustível) pode ser produzido pela decomposição anaeróbia da matéria orgânica.
QUESTÃO 88 47 51 85
Embora sejam produzidos e utilizados em situações distintas, os imunobiólogos I e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, poisa) conferem imunidade passiva
b) transferem células de defesa
c) suprimem a resposta imunológica
d) estimulam a produção de anticorpos
e) desencadeiam a produção de antígenos
RESPOSTA: D
EXPLICAÇÃO: Os imunobiológicos têm a função de prevenir a doença, ou seja, é uma vacina (estimula a produção de anticorpos)
CUIDADO!!!!
VACINA (estimula a produção de anticorpos) ≠ SORO (injeção de anticorpos já preparados)
Nenhum comentário:
Postar um comentário