15 de mar. de 2015

Cordados (filo Chordata)

-Animais que possuem notocorda;

-Representantes: Peixes, aves, anfíbios, répteis e mamíferos;

-Maioria tem sistema circulatório fechado, endoesqueleto e coração ventral,

-Simetria bilateral e sistema digestório completo;

-São animais triblásticos, enterocelomados, deuterostômios e metamerizados;

-Possuem simetria bilateral e sistema digestório completo;

-A maioria tem sistema circulatório fechado, endoesqueleto e coração ventral,


-Possuem tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal durante o desenvolvimento embrionário.


- O sistema nervoso dos cordados é originado a partir do tubo nervoso, que é formado a partir do dobramento do ectoderma da região dorsal. Nos invertebrados o sistema nervoso é constituído por cordões nervosos maciços localizados na região ventral do corpo.

- A notocorda é um bastão fibroso que está localizado no dorso do animal, entre o tubo nervoso e o tubo digestório, a notocorda também é chamada de corda dorsal.

- As fendas faringianas ou fendas branquiais são fendas que estão nos lados da faringe, na fase embrionária (no caso do ser humano). Já nos peixes, elas permanecem e se formam em brânquias.

- A cauda pós-anal é uma prolongação da região do corpo que vai além do ânus. Sua função e desenvolvimento varia nos diferentes tipo de animais, pode servir para o nado, apoio do corpo, arma de ataque e defesa.


Classificação
  • Vertebrata ou craniata
  • Urochordata
  • Cephalocordata



1) Vertebrata ou  Craniata (Vertebrados)

- Se caracterizam por apresentar crânio, a coluna vertebral está presente na maioria das espécies. O crânio é uma caixa constituída de material ósseo ou cartilaginoso que engloba o encéfalo, a coluna vertebral é uma estrutura formada por vértebras dispostas ao longo da região dorsal do animal. Os únicos animais que não possuem a coluna vertebral são os peixes-bruxa.

Peixe-Bruxa (NÃO possui coluna vertebral)

Coluna vertebral



2) Urochordata (Urocordados)

- São animais sésseis (grudados em substratos como rochas submersas) que estão em mares de todo o mundo. Seu corpo se caracteriza por ser revestido por um envoltório espesso, denominado túnica; ela tem duas aberturas: o sifão inalante (por onde a água do mar penetra no corpo do animal) e o sifão exalante (por onde o animal libera a água), sua boca se localiza no fundo do sifão inalante. Urocordados adultos não se parecem muito com os cordados normais, eles não possuem notocorda nem tubo nervoso, mas possuem as fendas faringianas. Possuem larva livre-natante, ela possui a notocorda, o tubo nervoso dorsal, as fendas faringianas e a cauda pós-anal; quando a larva se transforma em adulto, a cauda regride e a notocorda desaparece.







3) Cephalocordata (cefalocordados)

- São representados pelos anfioxos, animais marinhos de corpo achatado lateralmente e afiado em suas extremidades. Têm sistema circulatório fechado, reprodução sexuada e são dioicos. Esses animais são semelhantes a peixes na forma geral do corpo, possuem a cabeça diferenciada, sua região anterior é reconhecida pela presença da boca e é rodeava por filamentos denominados cirros bucais que atuam como filtros (impedem a entrada de partículas grandes na boca). Alimentam-se retirando partículas de alimento da água que passa pelo seu corpo. Faz sua excreção por nefrídios. Possuem células capazes de detectar luminosidade.







Peixes

Agnatos (ciclóstomos) não possuem mandíbula, têm corpo cilíndrico e alongado e possuem 
esqueleto cartilaginoso. Ex: lampreia, peixe-bruxa;

Condrictes (cartilaginosos)apresentam o esqueleto totalmente constituído de cartilagem. 
Os exemplos mais conhecidos são: tubarões, raias, quimeras;


Osteíctesdotados de esqueleto ósseo (constituído por ossos). Ex: Teleósteos, dipnoicos. São divididos em: peixes com nadadeira radiais (Actinopterygii) e peixes com nadadeiras lobadas (Sarcopterygii).



Lampreia


Barracuda



Anfíbios

Anuros (Anura) – não possuem cauda. Ex: sapos, rãs, pererecas;

Urodelos (Caudata) – animais de corpo alongado, com quatro pernas e cauda. Ex: salamandras;

Ápodes (Gymnophiona) - não possuem pernas. Ex: cobras cegas


Perereca

Salamadra


Répteis

Crocodilianos (Crocodilla)vivem apenas em regiões quentes, poucas espécies vivem no mar, a maioria vive em rios ou lagos. Ex: crocodilos, jacarés;

Testudines (Chelonia) – reúne tartarugas marinhas e de água doce, cágados e jabutis;


Squamata – reúne os lagartos, serpentes e anfisbenas.

Jabuti


















Jacaré



























Aves


- Reúne mais de 9 mil espécies que variam de tamanho e características. Ex: Emas, pinguins, garças, corujas.

Garça
Pinguim


























Mamíferos

Monotremados (Prototheria)mamíferos que põem ovos. Ex: ornitorrinco, equidna;

Masurpiais (Metatheria)mamíferos que possuem uma bolsa no abdômen (somente fêmeas possuem, essa bolsa é chamada de masúrpio). Ex: gambá, canguru, coala;

Placentários (Eutheria) – Seus filhotes completam o desenvolvimento embrionário no interior do útero. Ex: zebra, leão, girafa.


Canguru 

Ornitorrinco






Depois de ter estudado esse assunto, que tal treinar fazendo exercícios? Faça download de uma ficha de questões exclusivas desse assunto clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário