31 de mai. de 2015

HPV: Papilomavírus

O que é HPV?

- HPV ou Papiloma Vírus é uma doença sexualmente transmissível (DST) que provoca a formação de "verrugas" nas mucosas (vagina, colo do útero, pênis, etc) podendo se transformar em um câncer. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sen 40 deles capazes de infectar a parte ano-genital.

Transmissão

- A transmissão se dá principalmente através da via sexual, mas também pode ser transmitido através da via oral pela prática do sexo oral. Há casos em que há a transmissão do vírus e a pessoa não apresenta sintomas necessariamente.

- O uso de preservativos é essencial na hora da relação sexual para evitar a transmissão do vírus.

- O vírus também pode ser transmitido da mãe para o feto, mas isso não causa a má formação do mesmo.




Sintomas

- Os sintomas podem ser clínicos (aparecimento de verrugas) ou subclínicos (não visível a olho nu). Quando é clínico, aparecem verrugas na vagina, pênis e ânus. Quando é subclínico podem aparecer lesões no colo do útero ou no ânus. 

- A infecção do HPV se manifesta através de pequenas verrugas nas genitálias dos homens (pênis - glande) ou das mulheres (vagina, colo do útero), essas verrugas possuem um aspecto rugoso, por isso a doença é conhecida também como "crista de galo", "cavalo de crista". As células infectadas podem invadir tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e câncer no pênis.










Diagnóstico

- É muito importante que a mulher faça exames de rotina, pois os mesmos podem detectar tanto o HPV como também outras doenças.

- Não é indicado procurar a presença do HPV mas sim suas manifestações.

- Nos homens as lesões são facilmente reconhecidas, já nas mulheres, elas podem alcançar o colo do útero. Na maioria das vezes são detectadas através de exames específicos.

OBS: O HPV pode ser também eliminado espontaneamente sem que o indivíduo saiba que estava infectado.


Prevenção (Proflaxia)

- A prevenção se dá pelo uso de preservativos e pela vacina contra o vírus. Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos de HPV mais presentes no câncer: Vacina Bivalente e Vacina Polivalente.

Vacina Bivalenteé específica para os subtipos de HPV 16 e 18.

Vacina Quadrivalenteprevine contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.

- Até agora não se sabe realmente o tempo de duração de imunidade contra o vírus com a aplicação da vacina, mas há uma aproximação de 5 anos.

OBS: A aplicação da vacina não substitue a realização regular do exame de rotina.


Outros métodos de prevenção:

- Uso de camisinha masculina
- Uso de camisinha feminina
- Rotina do exame preventivo (Papanicolau)
Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas atividades debilitam o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa mais vulnerável ao HPV.



Tratamento 

- Após o diagnóstico, o tratamento pode ser através de medicamentos ou cirurgia. A forma de tratamento deverá ser escolhida levando-se em conta a idade da paciente, o tipo de HPV, a extensão e a localização das lesões.

Na presença de qualquer sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado para o HPV.


- Em caso de câncer, quando se encontra em estágio avançado, o mais recomendado é a cirurgia para sua retirada completa. A radioterapia é altamente eficaz no tratamento do câncer de colo do útero avançado que não se disseminou além da região pélvica. Apesar de a radioterapia geralmente não provocar muitos problemas imediatos, pode irritar o reto e a vagina. Uma lesão tardia da bexiga ou do reto pode ocorrer e, geralmente, os ovários deixam de funcionar. Quando há disseminação do câncer além da pelve, a quimioterapia é algumas vezes recomendada.





Se a pessoa não tem vida sexual ativa, ainda é aconselhável tomar a vacina?

- Se a pessoa não tem vida sexual ativa, realmente não há uma necessidade muito grande de tomar a vacina. Mas aqueles que possuem a vida sexual ativa e tomam a vacina, não estão completamente imunes, pois a vacina não previne contra todos os sorotipos. 

OBS: Sorotipos = microrganismos causadores de uma mesma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário