23 de nov. de 2015

Dengue (MUITO importante para os vestibulares!)

O que é Dengue?

- É uma doença febril que afeta cerca de 390 milhões de pessoas no mundo, é causada pelo vírus DENV e transmitida principalmente pelo Aedes aegypti que costuma habitar e se desenvolver em áreas tropicais e subtropicais, mas é importante ressaltar que o Aedes albopictus também é um mosquito que atua como vetor dessa doença.

Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti chegou ao Brasil pelos navios negreiros, uma vez que as primeiras aparições do mosquito se deram no continente africano.No início do século XX, o médico Oswaldo Cruz implantou um programa de combate ao mosquito que chegou a eliminar a dengue no país durante a década de 1950. No entanto, a dengue voltou a acontecer no Brasil na década de 1980.

OBS: O vírus DENV possui 4 variações: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4.

OBS 2: Além da dengue, os vetores mencionados também transmitem doenças como a Febre Amarela, a Chikungunya e a Zika.




Tipos de Dengue:

Clássica

- É a forma mais branda da dengue, podendo ser confundida com a gripe comum. Seus sintomas podem durar de 5 a 7 dias aproximadamente.


Hemorrágica

- Geralmente ocorre quando o indivíduo é infectado pela segunda ou terceira vez, causa problemas de coagulação sanguínea. Nos primeiros dias os sintomas são semelhantes aos da dengue clássica, mas depois de uns dias começam as hemorragias ocasionadas pelo sangramento de pequenos vasos na pele e de outros órgãos.


Síndrome do choque da Dengue

- É o estágio mais avançado e sério da dengue, nele ocorre a grande diminuição ou até mesmo ausência da pressão sanguínea acompanhado de inquietação e perda de consciência. Pode fazer com que o indivíduo tenha um derrame pleural, hemorragia digestiva e, se não for tratada, pode levar à morte.





Transmissão

- A transmissão da dengue se dá basicamente pela picada da fêmea do mosquito. o vírus se reproduz nos intestinos do mosquito e após isso se desloca até as glândulas salivares do vetor (o mosquito). Após ser transmitido ao ser humano, o vírus vai habitar algumas células como por exemplo as células musculares para depois se espalhar para outras células do corpo humano causando sintomas como dores musculares, febre e hemorragias (estágio mais grave da doença). 

OBS: Não há transmissão por contato direto com o indivíduo afetado, a transmissão se dá SOMENTE PELA FÊMEA DO MOSQUITO.


Ciclo de transmissão da Dengue


- A fêmea bota seus ovos na água de lugares quentes e úmidos, após 48 horas o embrião se desenvolve e aproximadamente dez dias depois o mosquito chega na fase adulta. Após um ou dois dias após se tornarem adultos os mosquitos acasalam e a fêmea tem que se alimentar de sangue para adquirir proteínas necessárias para a formação e desenvolvimento dos seus ovos. É nesse processo de alimentação que o vírus é transmitido.



Sintomas

Dengue Clássica

- Febre alta com início súbito.
- Forte dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
- Perda do paladar e apetite.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Náuseas e vômitos·
- Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.



Dengue Hemorrágica

OBS: Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta.

- Dores abdominais fortes e contínuas.
- Vômitos persistentes.
- Pele pálida, fria e úmida.
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
- Manchas vermelhas na pele.
- Sonolência, agitação e confusão mental.
- Sede excessiva e boca seca.
- Pulso rápido e fraco.
- Dificuldade respiratória.
- Perda de consciência.



Síndrome do Choque da Dengue

- Grande diminuição da pressão sanguínea podendo até mesmo provocar sua ausência.
- Inquietação.
- Perda de consciência.
- Hemorragia digestiva.
- Derrame Pleural.
- Pode levar à morte se não for devidamente tratada.


Diagnóstico

- Ao perceber-se os sintomas, o médico deve ser consultado imediatamente, ele suspeitará clinicamente mediante as informações prestadas pelo paciente, mas a certeza da doença só se dá pelo exame de sangue para dengue. O exame indicará a gravidade da doença e o médico indicará o medicamento para a realização do devido tratamento.

- Muitas pessoas deixam de ir ao médico pelo fato de confundirem a dengue com a gripe.

ATENÇÃO!

A principal diferença entre a febre da dengue para a da gripe é que, no caso da gripe, surgirão sintomas respiratórios normalmente nas primeiras 24 horas após o início da febre. Além disso, espirros, tosse e a produção de muco no nariz são sintomas comuns da gripe. A dengue não causa sintomas respiratórios por que o mecanismo da doença não afeta o sistema respiratório, como é o caso da gripe.


Prevenção (Proflaxia)

- O principal método de proflaxia é o combate ao vetor e evitar sua reprodução.

Alguns métodos

- Evitar acúmulo de água.
- Colocar areia em vasos de plantas.
- Colocar desinfetante nos ralos.
- Limpar as calhas.
- Uso de telas nas janelas.
- Lagos caseiros e aquários (geralmente é colocada água limpa nesses meios, a água limpa é a preferência do mosquito para por seus ovos, o mosquito irá colocar seus ovos mas os peixes presentes nos lagos e aquários serão predadores dos ovos do mosquito).
- Cuidado com as piscinas que não são limpas com frequência.
- Uso de inceticidas e repelentes.




Tratamento


Não existe tratamento específico para combater o vírus. Sua função é combater a desidratação e aliviar os sintomas.

Pacientes com dengue ou suspeita de dengue devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos.

- Deve-se beber muita água para evitar a desidratação











Nenhum comentário:

Postar um comentário