29 de jan. de 2016

Sistema Nervoso


- A principal função é processar e armazenar informações;

- Dividido em Sistema Nervoso Central e Periférico;

- A célula que forma nosso sistema nervoso é o neurônio;


- Há dois tipos de nervos: sensitivos e motores.


- Os nervos sensitivos são formados por axônios de neurônios sensoriais e sua função é captar as informações a partir dos órgãos e sentidos e levá-las para serem processadas. A resposta é dada pelos nervos motores que são formados por axônios de nervos motores, sua função é responder as informações captadas pelos nervos sensitivos. Um exemplo, se você encosta sua mão em um local muito quente (ex: água fervendo), seus nervos sensitivos vão captar a informação de que aquele local é muito quente e que pode prejudicar você (isso mediante o tato), então em uma fração de segundo isso chega até seu cérebro e os nervos motores serão responsáveis por tirar sua mão desse local quente, ele fará isso por contrações musculares do seu braço para tirar sua mão de lá.

OBS: Outro estímulo para tirar sua mão do local quente é a propagação da dor.


O neurônio

- O neurônio é responsável por captar estímulos, isso se dá através do impulso nervoso que se propaga pelo axônio e recebido por outro neurônio através dos dendritos dele. Os elementos sódio (Na) e potássio (K) têm participação fundamental na despolarização e repolarização do neurônio (passagem do impulso nervoso).

OBS: Há um desequilíbrio eletrônico na quantidade de Na e K, no meio EXTERNO há MAIS quantidade de Na e no meio INTERNO há MAIS quantidade de K, logo o meio externo fica positivo e o meio interno fica negativo (quando ocorre isso, a célula está polarizada). NÃO CONFUNDA! Existem íons de K no meio externo e íons de Na do meio interno, mas em PEQUENAS QUANTIDADES.

Mas se Na e K são cátions, ou seja, positivos, como o lado interno da membrana pode ser negativo?

Isso acontece porque, além do sódio e do potássio existem outros íons que tendem a estar em equilíbrio. Além disso, existe uma diferença de concentração de Na e K que é na proporção 3Na para cada 2K. Lembre-se que a bomba de sódio e potássio bombeia Na numa concentração MAIOR para fora (3Na) e potássio numa concentração MENOR para dentro (2K). Já que a concentração de K é menor, então o lado interno da membrana fica “menos positivo” e com isso é considerado “negativo”.

No estado de repouso o neurônio se apresenta polarizado, ou seja, quando a membrana plasmática é carregada positivamente do lado externo e negativamente do lado interno. À medida que o impulso vem, ocorre a despolarização, que é quando os íons de Na passam para o meio interno e os íons de K passam para o externo, ou seja, o interior da membrana fica positivo e o meio externo fica negativo. Isso ocorre até terminar o axônio. À medida que o impulso vai passando ocorre a repolarização, que é quando os íons de Na e K retornam aos seus respectivos lugares, isso é a repolarização.

OBS 2: Nenhum neurônio possui contato físico com outro neurônio, eles se comunicam através das fendas sinápticas.





Sistema Nervoso Central (SNC)


  • Cérebrorecebe as informações captadas pelos órgãos sensoriais, processa-as e dá uma resposta aos estímulos. É no córtex cerebral que há o maior processamento de informações. O cérebro é formado por dois hemisférios: direito e esquerdo, eles são unidos pelo corpo caloso. No cérebro há uma glândula chamada hipotálamo, que é responsável por várias sensações (fome, sede, frio, calor, desejo sexual, etc).


OBS: O hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, e o esquerdo controla o lado direito do corpo.

  • Cerebeloé responsável pelo equilíbrio através da captação de posição de músculos, tendões, etc. O principal órgão envolvido no equilíbrio é o ouvido, pois nele há uma estrutura chamada labirinto e é aí que tem um líquido que determina a posição do corpo para o cerebelo estabelecer o equilíbrio.

OBS: É por isso que quando você gira bem muito seu corpo você fica tonto, pois esse líquido continua girando e causa dificuldade para o cerebelo estabelecer rápido o equilíbrio.

OBS 2: Agora você já sabe porque a pessoa que “enche a cara” fica com dificuldade de se movimentar, é porque o álcool atinge diretamente o cerebelo.

  • Tronco encefálicofaz o controle das nossas funções vitais. Localizado na parte de trás do encéfalo.
- Bulbo – responsável pela digestão, batimentos cardíacos, respiração, pressão sanguínea

Ponte


OBS: É por isso que uma pancada muito forte na nuca é bem perigosa, pois pode prejudicar o bulbo e a consequência pode ser danificar alguma dessas funções do bulbo.

  • Medula espinhal (ou espinal)recebe informações do SNP e levar para o encéfalo, também traz informações do encéfalo para todo SNP. O SNC é protegido pelo crânio e pela coluna vertebral e ele ainda é revestido por uma membrana chamada meninge.

OBS: A meninge é constituída de uma camada mais externa (dura-máter), de uma intermediária (aracnoide) e de uma mais interna (pia-máter)

- O SNC tem uma estrutura chamada massa cinzenta e outra chamada massa branca. A massa cinzenta é a região onde estão os corpos celulares dos neurônios e a branca é onde estão os axônios dos neurônios.




Sistema Nervoso Periféricos (SNP)



SNP Somático

- Formado por neurônios sensoriais e motores. Está diretamente envolvido na captação de informações através dos órgãos dos sentidos e nos processos de controle voluntário (ex: levantar a perna).


SNP Autônomo
- Formado apenas por neurônios motores. Está diretamente envolvido nas ações involuntárias (ex: batimentos cardíacos, funcionamento das glândulas endócrinas, etc).

·         Simpático – o neurotransmissor usado é a noradrenalina.
·         Parassimpático - o neurotransmissor usado é a acetilcolina.

OBS: O simpático e parassimpático são antagônicos, ou seja, um estimula (simpático) e o outro desestimula (parassimpático).

- Um exemplo. Quando o coração precisa bater mais rápido, o simpático estimula com a noradrenalina, e quando o coração precisa relaxar, o parassimpático atua com o uso da acetilcolina.


Ato Reflexo (Arco Reflexo)

- É um movimento rápido e imediato feito por um membro do corpo que é usado quando estamos em uma situação de risco para nosso corpo. Exemplos: quando encostamos em algo muito quente, quando estamos prestes a pisar em um prego, etc.

OBS: O Arco reflexo não é enviado para o cérebro, a resposta é dada pela medula nervosa, isso envolve a ação do neurônio sensorial e do motor.




Depois de ter estudado esse assunto, que tal treinar fazendo exercícios? Faça download de uma ficha de questões exclusivas desse assunto clicando AQUI





Nenhum comentário:

Postar um comentário