23 de jan. de 2015

Ebola

O que é Ebola?

- É um vírus do gênero filovírus que causa uma doença que provoca sangramento dos órgãos internos e destruição dos tecidos. Seu principal sintoma é a febre hemorrágica, é nativo da África. Pode atingir uma taxa de mortalidade até 90%.

- Filovírus é um tipo de vírus que possui o corpo comprido e fino, tem o RNA como seu código genético. É altamente mortal para o ser humano pois realiza a transcriptase reversa, isso consiste na produção do código genético inverso (DNA) no qual interage com o cromossomo e infecta a célula, consequentemente causa a doença (virose) e tem capacidade de levar o indivíduo à óbito.





Como surgiu essa epidemia?


- O Ebola existe há milhares de anos na Terra, afirma-se que o mesmo é proveniente dos morcegos e foi transmitido por causa do contato com uma pessoa e assim foi sendo transmitido de pessoa para pessoa e causando uma grande quantidade de mortes. Outros mamíferos que entram em contato com o morcego também podem contrair o vírus.
- A classificação do morcego nesta doença é a de hospedeiro.

OBS: o vírus recebeu esse nome porque esse acontecimento foi na região onde havia um rio chamado Ebola.



Transmissão

- Pode ser transmitido por animais e humanos;
- NÃO é transmitido pelo ar.

- A transmissão se dá por contato direto com sangue, secreções  e outros fluidos do corpo da pessoa que contraiu a doença, essa transmissão só ocorre quando o paciente apresenta os sintomas da referida doença. As últimas horas de vida da pessoa infectada é o momento onde o vírus torna-se mais infeccioso e contagioso, é aí que ele é mais transmitido, pois geralmente há contato com cadáveres das pessoas infectadas como representação de despedida, amor e carinho à pessoa que faleceu devido ao vírus. Tomemos como exemplo a África, os africanos têm o funeral como uma cerimônia sagrada, consequentemente beijam e tocam os cadáveres da forma mencionada anteriormente. Sendo assim, o índice de transmissão e contágio do vírus se torna ainda maior. 

- Sendo assim, foram descobertos 6 subtipos desse vírus, os 5 mais conhecidos são:

1) EbolaZaire
2) Ebola-Sudão
3) Ebola-Costa do Marfim
4) Ebola-Bundibugyo
5) Ebola-Reston





Sintomas


- Geralmente os sintomas variam de pessoa para pessoa, estima-se que metade das pessoas infectadas vão a óbito.
- No início da doença é difícil identificar que o indivíduo contraiu o Ebola, pois os sintomas iniciais não são específicos, são eles:

1) Febre;
2) Dor de cabeça muito forte;
3) Fraqueza e dor muscular;
4) Dor nas articulações;
5) Inflamação na garganta;
6) Calafrios.

- Após os sintomas iniciais, o indivíduo infectado apresenta um quadro de diarreia (com sangue), náuseas, vômitos, olhos avermelhados, dores no peito, deficiências hepáticas (fígado) e renais (rins) e, em alguns casos, sangramentos internos e externos. Geralmente esses sintomas aparecem aproximadamente 21 dias após a exposição ao vírus

RELEMBRANDO: o Ebola causa destruição dos tecidos






















Como o vírus atua no organismo?


- O vírus entra no corpo humano e é levado até as células de defesa, como elas não estão preparadas para um vírus tão forte como esse, são destruídas. Após isso o vírus ataca órgãos do corpo humano; começando pelo fígado, baço e glândulas adrenais. O fígado é responsável pelo mecanismo de coagulação sanguínea através do controle do nível de fluidez do sangue. Como ele é atacado, perde esse controle de coagulação e o indivíduo começa a ter hemorragia interna e, em níveis mais avançados, pelos poros da pele e por diarreias e vômitos. De tanta perda de sangue a pressão da pessoa cai, ela fica muito fraca e pode falecer.






Prevenção (Proflaxia)


- Não apenas os agentes de saúde mas todas as pessoas que precisarem entrar em contato com indivíduos infectados ou com suspeita da doença devem usar obrigatoriamente equipamento de proteção e retirado com cuidado para não ser infectado com o vírus.

- Outras recomendações: 

1) Lavar bem a mãos com água e sabão;
2) Não frequentar lugares que facilitem a exposição ao vírus Ebola (áreas de surto);
3) Evitar contato com pessoas infectadas;
4) Não manusear corpos de pessoas infectadas;
5) NUNCA reutilizar agulhas, seringas e instrumentos médicos metálicos que ainda serão esterilizados;

OBS: Não existe tratamento específico para o Ebola, ainda estão fazendo testes para a primeira vacina contra esse vírus.






Ficou curioso sobre os vírus e quer saber mais sobre eles e suas doenças? Da uma olhadinha na revisão de Reino Virota (Vírus)




Nenhum comentário:

Postar um comentário