17 de jan. de 2015

Febre Chikungunya: nova epidemia no Brasil

O que é?

- É uma doença viral (transmitida por vírus) muito parecida com a dengue, pois possuem sintomas semelhantes. É transmitida pelo vírus CHIKV, através da picada do mosquito Aedes aegypti ou pelo Aedes albopictus (não é muito comum).

OBS: o Aedes albopictus também transmite a febre amarela.





Qual a diferença entre a dengue e a febre Chikungunya?


- As duas são semelhantes, mas possuem pequenas distinções. Ao contrário da dengue, não existe uma forma hemorrágica (em referência à dengue hemorrágica) da Chikungunya. Os sintomas da Chikungunya são mais fortes que o da dengue, pois os mesmos provocam mais dor na pessoa. O mosquito Aedes aegypti tem seu habitat predominantemente urbano, alimentando-se do sangue humano; já o Aedes albopictus predomina mais na área rural e se alimenta do sangue de animais, mas também pode se alimentar do sangue humano.




Sintomas


- Essa doença possui sintomas muito semelhantes aos dengue, mas os mesmos são mais fortes. Dentre esses sintomas podemos destacar: 
1) Febre (acima de 39º)
2) Dor nas articulações (poliartrite) - é tão forte que pode impedir os movimentos
3) Dores musculares em geral
4) Náuseas (enjôo)
5) Diarréia
6) Vermelhidão na pele (marcas das picadas do mosquito)
7) Cansaço corporal
8) Vômitos

OBS: É importante saber que a Chikungunya pode levar à morte.

- Um fato importante sobre a Chikungunya é que se uma pessoa contrair a doença, ela não contrai outra vez, pois fica imune pelo resto da vida.

Cansaço
Vermelhidão na pele



Prevenção (Proflaxia)

- Podemos ver que a Dengue e a Chikungunya são semelhantes, portanto o modo de prevenção também é semelhante. O mosquito bota os ovos em superfície aquosa e rasa, um exemplo clássico é o vaso de planta ou o pneu com água. Podemos prevenir essa doença através do combate ao vetor (o mosquito) e não deixar lugares com água exposta, pois isso é uma oportunidade para o mosquito botar os ovos. Dentre vários meios de prevenção, se destacam:
1) Jogar fora pneus velhos
2) Virar garrafas com o fundo para baixo
3) Manter fechadas tampas de caixas d'água e de cisternas
4) Colocar areia nos vasos de plantas
5) Colocar tela nas janelas 
6) Não despejar lixo em valas, margens de córregos ou riachos
7) Usar repelentes

OBS: Não existe vacina para a Febre Chikungunya 

OBS 2: As piscinas e aquários caseiros são a maior preocupação, mas existe solução; as piscinas devem ser limpas regularmente e os aquários quase sempre possuem peixes, estes são vistos como predadores para as larvas do mosquito.



Uso de repelentes



Manter fechadas caixas d'água




A Febre Chikungunya é transmitida de pessoa para pessoa?

- Não. Pois a doença só é transmitida através da picada do mosquito, ou seja, só o mosquito pode transmitir a doença. Lembrando que só a fêmea do mosquito é quem pica o ser humano.

OBS: Deve-se evitar o máximo possível a transfusão de sangue na qual exista uma pessoa com essa doença, pois essa é uma maneira de evitar uma doença. 

OBS 2: Ainda não existe tratamento específico para essa doença. Se uma pessoa contraí-la, deve comunicar em menos de 24 horas para uma rede de saúde pública ou privada para que o caso possa chegar até o ministério da saúde.



Já houveram casos no Brasil? Quantos?


- Sim. Desde setembro de 2014 a Chikungunya já atingiu 800 casos no Brasil. Isso significa que o vírus CHIKV, causador da febre alta, dores nos músculos e nas juntas, começa a se instalar de forma assustadora no dia a dia do brasileiro.

No Brasil há pelo menos 120 cidades em situação de risco para epidemia da Chikungunya e da Dengue. Também já atingiu 35 cidades baianas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário