2 de nov. de 2014

Sistema Cardiovascular (Circulatório)

-É subdividido em sistema sanguíneo e linfático.

-Apresenta três componentes principais: sangue, vasos sanguíneos e coração.

-A circulação do sangue permite o transporte de distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos, o sangue também transporta elementos para serem eliminados pelo corpo.

-De acordo com a evolução, esse sistema surgiu pela primeira vez nos anelídios (Ex: minhoca).


Coração

- Apresenta 4 cavidades (2 átrios e 2 ventrículos) que são constituídas por 3 camadas:
  •          Pericárdio – membrana que reveste o coração externamente;
  •          Miocárdio – músculo cardíaco responsável pelas contrações involuntárias do coração;
  •          Endocárdio – membrana que reveste internamente as cavidades do coração.

OBS: A parede dos ventrículos são mais espessas que a dos átrios, pois são eles que bombeiam o sangue para as artérias.

-Existem três tipos de vasos sanguíneos em nosso corpo: capilares, veias e artérias.


OBS 2: Nem toda artéria transporta sangue rico em oxigênio (arterial) e nem toda veia transporta sangue rico em gás carbônico (venoso). Isso se prova pelo fato da artéria pulmonar transportar sangue rico em CO2 para os pulmões para ocorrer a hematose e pelas veias pulmonares transportarem sangue rico em O2 para o ventrículo esquerdo bombear para a aorta.





-O átrio direito se comunica com o ventrículo direito através da válvula tricúspide e o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou valva mitral ou valva ventricular esquerda, cuja função é garantir a circulação em um único sentido.

-Durante a sístole atrial (contração dos átrios) os ventrículos encontram-se em relaxamento e recebem sangue dos átrios, quando ocorre a sístole ventricular (contração dos ventrículos) as valvas atrioventriculares se fecham e o sangue sai do coração pelas artérias (pulmonar e aorta).

-Não há comunicação entre o lado direito e esquerdo do coração, e não há mistura de sangue oxigenado com não-oxigenado.





-A contração rítmica do miocárdio é o resultado de impulsos elétricos gerados pelos marca-passos do coração, sendo assim o automatismo cardíaco. Cada marca-passo é formado por um conjunto de células especializadas na produção e condução de impulsos elétricos, o que faz o miocárdio se contrair.


Artérias

-São vasos que levam sangue para órgãos e tecidos corporais, apresentam parede espessas com 3 camadas de tecidos denominadas túnicas. Inicialmente são revestidas pelo endotélio ou túnica interna, a camada intermediárias é a túnica média (formada por tecido conjuntivo elástico e tecido muscular liso) e a camada mais externa é a túnica adventícia (tecido conjuntivo fibroso).

-As artérias que saem do coração ramificam-se em pequenas artérias, atingindo todas as partes do corpo. Nos órgãos e tecidos, os ramos terminais das artérias muito finos são chamados de arteríolas que se prolongam formando vasos mais finos chamados capilares.

-A irrigação do músculo cardíaco é feita pelas artérias coronárias, que partem da aorta e ramificam-se junto às células do miocárdio. Quando ocorre alguma obstrução das coronárias, algumas áreas do coração ficam sem circulação, isso faz com que as células do local morram e isso leva ao infarto do miocárdio.


-As artérias apresentam movimento de pulsação.



Veias

-São vasos que levam sangue de órgãos e tecidos para o coração, podem se contrair e relaxar lentamente, mas não apresentam movimento de pulsação como as artérias.

-No interior de veias de maior diâmetro há válvulas que impedem o refluxo sanguíneo, garantindo a circulação em um só sentido.

-Nos órgãos e tecidos, as finas veias ligadas às extremidades dos capilares são denominadas vênulas, que se reúnem formando veias de calibre progressivamente maior até as grandes veias que desembocam no coração (veias cavas superiores e inferiores).



Capilares Sanguíneos

-São vasos muito finos que estabelecem comunicação entre uma arteríola e uma vênula, estão presentes em praticamente todo corpo.

-A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células, essas células deixam pequenos espaços entre si que faz extravasar o líquido sanguíneo que é chamado líquido tissular (drenado pelos vasos linfáticos), que tem a função de banhar as células mais próximas, nutrindo-as e oxigenando-as. As células eliminam nesse líquido o gás carbônico e excreções de seu metabolismo.





Afinal, como é o processo da circulação?

- O sangue rico em gás carbônico (venoso) é conduzido até o coração pelas veias cavas superiores e inferiores, entrando primeiramente pelo átrio direito. Após a entrada de sangue venoso, o ocorre a contração do átrio direito fazendo com que o sangue se dirija para o ventrículo direito através da válvula tricúspide, logo após ocorre a contração do ventrículo direito que guia o sangue pela artéria pulmonar até chegar aos pulmões para haver a hematose (troca gasosa de gás carbônico por oxigênio), isso é a pequena circulação ou circulação pulmonar. Após a hematose, o sangue passa a ser arterial (rico em oxigênio) e é conduzido pelas veias pulmonares novamente ao coração, mas desta vez é para o átrio esquerdo que se contrai e o sangue entra no ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral, após isso ocorre a contração do ventrículo esquerdo que conduz o sangue para todo o corpo através da artéria aorta, isso é a grande circulação ou circulação sistêmica. As contrações dos átrios e dos ventrículos ocorrem por impulsos nervosos gerados pelos marca-passos e as contrações dos átrios ocorrem simultaneamente e as contrações ventriculares também.






















Sistema Linfático

-Constituído de vasos linfáticos distribuídos ao longo do corpo humano.

-Os vasos linfáticos são vasos que conduzem a linfa, um fluido branco que se difere do sangue pelo fato de não possuir hemácias, mas possui leucócitos dos quais 99% são linfócitos. Os linfócitos representam uma equivalência de 50% do total de glóbulos brancos presentes no sangue

-Em vários lugares da circulação linfática há linfonodos, que são nódulos esponjosos que têm a função de filtrar a linfa vinda das extremidades corporais. Estão localizados ES posições estratégicas do corpo (pescoço, axilas, verilhas).

-Os vasos linfáticos mais finos têm o calibre um pouco maior que os capilares sanguíneos, mas eles se diferem, pois os vasos linfáticos terminam em uma extremidade fechada (fundo cego).

-Os capilares linfáticos estão entre as células dos tecidos e possuem a função de drenar o líquido tissular extravasado pelos capilares sanguíneos. Esse líquido tem tendência de se acumular nos tecidos, formando os edemas linfáticos.

-O baço é um órgão localizado ao lado esquerdo do abdome que é rico em lifonodos, tem as funções de: armazenar linfócitos e monócitos, filtrar o sangue para remover microrganismos e resíduos celulares, destruir as hemácias envelhecidas. Além disso, tem a função de armazenar hemácias e lançá-las ao sangue em caso de necessidade, como por exemplo, num esforço físico muito intenso.




Doenças Cardiovasculares


1) Arteriosclerose

-É denominada de aterosclerose, é causada pela deposição de placas de gordura nas artérias, causando a perda da elasticidade das artérias. Isso leva ao aumento da pressão arterial sistólica favorecendo a formação de coágulos que causam obstruções nas artérias, prejudicando a circulação sanguínea.


2) Angina no peito

- Enfermidade que causa dores no peito da pessoa. É conseqüência do estreitamento de uma ou mais artérias coronárias, o que provoca a redução da circulação de certas regiões do miocárdio, diminuindo sua nutrição e oxigenação. O aumento da atividade cardíaca por causa de um exercício físico ou de uma grande emoção pode provocar a dor característica da angina.


3) Infarto do miocárdio

- Também chamado de ataque cardíaco, causado pela interrupção do fornecimento de sangue ao miocárdio, por causa do entupimento de uma ou mais artérias coronárias. As células musculares locais sem irrigação morrem em pouco tempo por causa da falta de gás oxigênio.


4) Isquemia cerebral

- É o bloqueio da circulação em artérias que fornecem sangue ao encéfalo. Uma das causas mais frequentes é a formação de coágulos decorrente de traumatismos ou de placas de ateroma que se soltaram das artérias. É popularmente chamado de derrame cerebral, pode causar paralisia total ou parcial do corpo, perda total ou parcial da fala, perda de coordenação motora de diversas alterações no comportamento.


5) Hipertensão arterial

- É a elevação da pressão arterial, popularmente conhecida como pressão alta. A hipertensão causa riscos cardíacos e derrames de sangue no tecido cerebral, as causas mais comuns da hipertensão são o estresse emocional, alimentação inadequada, vida sedentária sem atividade física. Pode ser controlada por medicamentos, dieta, exercícios físicos e relaxamento.






Depois de ter estudado esse assunto, que tal treinar fazendo exercícios? Faça download de uma ficha de questões exclusivas desse assunto clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário